Translate

SEJA BEM VINDOS VISITANTES

contadores de visitas

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Tema: 7 Nomes de Deus no salmo de Número 2

7 Nomes de Deus no salmo de Número 23 



"[Salmo de Davi] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias."
 (Salmo 23)

O Salmo 23 é o texto mais conhecido da Bíblia Sagrada. Milhões de pessoas o conhecem de cor. Este foi o primeiro texto que eu aprendi de cor, ainda criança. Dos 150 salmos da Bíblia, este é o mais lido. É considerado uma pérola das escrituras e tem sido consolo para os tristes e um refúgio para os desesperados. Ele fala da felicidade de termos Deus como nosso pastor. Alguns teólogos crêem que Davi escreveu o salmo 23 em sua velhice, como testemunho de tudo o que Deus fez em sua vida.

A primeira verdade sublime revelada neste salmo é que Deus é a nossa completa provisão. Nossa maior necessidade não são as bênçãos de Deus, mas o Deus das bênçãos, só Ele nos satisfaz.

A Bíblia descreve Deus com vários nomes, os muitos nomes de Deus descrevem as características do Seu caráter. Davi mostra 7 nomes de Deus no Salmo 23:

JEOVAH ROÍ (o Senhor é meu pastor) 
Jeovah significa Senhor. Este nome é atribuído a Deus como uma aliança com o homem. Ele se manifesta em favor do homem por causa desta aliança.
Davi, antes de se tornar rei, foi pastor de ovelhas. E é ele quem, pela primeira vez, revela este nome de Deus na Bíblia: Jeovah Roí, o Senhor é o meu pastor. Ele vê em Deus um verdadeiro pastor, que guia, alimenta, cuida e disciplina suas ovelhas. Se o Senhor é o nosso pastor, não estamos desamparados. Ele cuida de nós, nos conduz pelas veredas da justiça e nos dá segurança.

JEOVAH JIREH (o Senhor proverá) 
o Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Este nome é atribuído a Deus pela primeira vez na Bíblia por Abraão em Gênesis. Quando Deus lhe pediu seu filho Isaque em sacrifício, Abraão profetizava: Jeovah Jireh, Deus proverá. E Deus providenciou um cordeiro para morrer em favor de Isaque. O Senhor também providenciou um Cordeiro para morrer em nosso lugar. Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, o Filho Unigênito de Deus.

Se algo te falta, saiba que Jeovah Jireh está providenciando a Sua bênção e ela será maior do que você pediu ou pensou. Fique tranqüilo, enquanto você glorifica ao Senhor, Ele está providenciando a tua vitória.
Ele é a tua provisão.

"Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." (Sl 37.25)

"O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." (Fl. 4.19)

JEOVAH SHALON (o Senhor é a minha paz) 
(versículo 2) "Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas." 
Deus é, e nos concede a paz. Gideão foi quem atribuiu este nome a Deus pela primeira vez. Ele foi chamado por Deus para libertar Israel, mas se achava o menor. Então pediu um sinal ao Senhor e edificou um altar que chamou de Jeovah Shalon, o Senhor é a minha paz.

Não apenas o Senhor nos dá paz, mas Ele é a própria paz. O diabo nos tenta com a finalidade principal de roubar a nossa paz. Isso porque ele inveja o crente, pois este, independente das circunstancias, tem paz. Isto é conseqüência da comunhão do crente com Deus. Jeovah Shalon não vai permitir que o inimigo te toque ou te roube. O Senhor é a tua paz.

JEOVAH RAFA (Ele é o Senhor que cura)
(versículo 3) "Refrigera a minha alma..."

A primeira vez que Deus é revelado como Jeovah Rafa é no contexto da saída do Egito. O povo estava com sede, mas as águas eram amargas, mas Deus operou um milagre e as águas ficaram doces. Então Deus disse através de Moisés:

"E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara." (Êxodo 15.26)

Jeovah Rafa tem poder e quer curar todas as tuas enfermidades, físicas ou emocionais. As enfermidades na alma são as que mais têm afligido o mundo em nossos dias, e estas enfermidades acarretam doenças no corpo, como dores e até mesmo câncer pode ser causado por mágoa e rancor. Mas quando Jeovah Rafa sara, há paz e alívio na alma. Deus não quer você prostrado. Ele quer curar a tua alma com seu bálsamo e seu refrigério, então abra o teu coração.

JEOVAH TSIKENU (o Senhor é a nossa justiça) 
(versículo 3) "guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome."
Antes de nos guiar pelas veredas da justiça, Deus é a nossa justiça. Através da obra de Cristo, Ele nos torna justos e se revela a nós como Jeovah Tsikenu, o Senhor é a nossa justiça. Ainda que o mundo esteja cercado de injustiça, o nosso Deus é Deus de justiça e equidade. Ele está vivo e vai fazer com que a justiça prevaleça. Perdoe os que te perseguem, pois "minha é a vingança", diz o Senhor. Só Ele é justo e está assentado no trono julgando a tua causa. Nós seremos conhecidos como o povo que serve ao Deus de toda a justiça.

A primeira vez que Jeovah Tsikenu aparece na Bíblia é em: "Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA." (Jr 23.6)

JEOVAH SHAMÁ (o Senhor está presente) 

(versículo 4) "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam."

Jeovah Shamá está presente, inclusive no deserto, ou no vale da sombra da morte. Você não está sozinho, o Deus sempre presente está contigo. Deste deserto você sairá ileso porque "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8.31) Antes de ser assunto aos céus, Jesus disse aos seus discípulos: "... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mt. 28.20)

Não temas, porque neste vale da sombra da morte o Senhor está contigo. "Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Is 43.2) Os teus inimigos ficarão confundidos. "Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo." (Is 41.13)

A primeira vez que Deus é chamado de Jeovah Shamá na Bíblia é em "Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: o SENHOR ESTA ALI." (Ez. 48.35)

Mesmo quando passamos pelo vale da sombra da morte, Ele está conosco. Não acredite no diabo quando diz que o Senhor te abandonou. Isso não é verdade. O Senhor está presente, te sustentando e te dará a vitória.

JEOVAH NISSI (o Senhor é a nossa bandeira)
(versículo 5) "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda."

O Senhor é a nossa vitória. Ele nos reveste de poder e autoridade para permanecermos de pé e vencermos o inimigo. Deus vai preparar um banquete e os inimigos saberão que o Deus que nós servimos é a nossa bandeira e a nossa vitória. A primeira vez que o nome Jeovah Nissi aparece na Bíblia é em "E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA." (Êx 17.15)

Enquanto Josué guerreava contra os amalequitas, ele prevalecia quando as mãos de Moisés intercediam por ele. Quando há oração e cobertura espiritual, vamos à frente da batalha e o Senhor, que é a nossa bandeira, é glorificado.

Davi termina este salmo de forma magistral: "Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias."

Nos momentos difíceis da caminhada nós contamos com dois amigos inseparáveis: a bondade e a misericórdia de Deus, que sempre estão presentes. E quando a nossa jornada terminar aqui nesta vida, eu e você habitaremos na presença do Senhor por longos dias. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário